quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Menino



Hoje encontrei um menino que, mal se distinguindo na expressão tratar-se dum ancião ou dum recém nascido, carregava no olhar tanto de sábio como de frágil. Era um menino de olhos profundos, doces, sorridentes, compassivos, malandros e implacáveis e, como quem as atirava ao ar, em cada mão brincava com uma bola invisível de cristal. De todas as vezes que alguma delas descia e lhe tocava os dedos ficava sério e circunspecto, sorrindo, e sempre que as fazia elevarem-se maravilhava-se. Quando o abordei, dizendo-lhe não compreender o porquê de ficar assim tão sério sempre que o que eu não via me parecia tocar-lhe nas mãos, e se, estando ali daquela maneira a atirar ao nada coisa nenhuma não se importava com o juízo alheio, olhou-me amorosamente e, sorrindo, disse-me: - Sabes, pouco me importo com o que pensem ou que não me entendam. A importar-me seria com o facto de os que o fizerem não se entenderem a eles mesmos, nem à vida, nem entre iguais. Depois, iluminando ainda mais o sorriso, estendendo-me uma das bolas, prosseguiu: - Queres ver? Olha, toma, experimenta tu. Não lhe vendo nada nas mãos, por mera simpatia aparentei agarrar o que me entregou mas, ao tomar-lhe o peso, vacilei. Era tão pesado que de imediato o largue. Tentei reerguer a suposta bola mas ela mal se mexeu. O menino, consternado, dando uma luminosa gargalhada, continuou: - Percebes agora não percebes? Confesso ter continuado sem perceber grande coisa. E ele, intuindo-o, com quanta ternura lhe saiu na voz, rematou: - Percebo-te. Agora, o que não calculo é se entenderás tu que se não fosse este espírito de missão, amor e imensa paciência para vos aturar, eu regressava era para aquele futuro distante, onde não existem dinossauros. 

PBC

Sem comentários:

Enviar um comentário